sábado, 21 de janeiro de 2012

Células



Todos somos compostos por bilhões de células que são unidades estruturais básicas do corpo. Ossos, músculos, nervos, pele, sangue, e todos os de3mais órgãos do corpo, São formados por diferentes tipos de célula. Cada célula tem uma função especifica, mais trabalha junto com outras células, de forma a garantir a execução do enorme numero de tarefas necessárias para manutenção da vida. A maioria das células do corpo tem a mesma estrutura básica. Cada célula tem uma camada externa chamada membrana celular, internamente contem um material fluido chamado citoplasma. dentro do citoplasma estão muitas estruturas especializadas as organelas. A mais importante das organelas e o núcleo, que contem o material genético da vida e funciona como centro de controle da célula.

No Corpo Humano estão presentes bilhões de células entre elas:
Espermatozoides
Esterioblasto (célula formadora de ossos)
Células secretoras de glândula tireoide 
Célula secretora de acido (presente no estomago) 
Célula nervosa espinhal




Células secretoras de muco
Células do tecido conjuntivo







Célula epitelial (na bochecha)




Células de gordura do tecido adi-poroso
-Células vermelhas e brancas no sangue

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O que e Química !?

Química (vem do egípcio kēme ,que significa "terra") e o estudo da ciência voltada para as substancias da natureza,estuda o modo como as substancias regem e se ligam entre si.A ciência química foi criada por meio de XVII (séc.17) a partir do estudo da alquimia ,considerasse que os princípios básicos da química foi vista pela 1º vez na obra de um cientista britânico Robert Boyle :The sceptical chymist - 1661 (Os céticos químicos).Mais a química que conhecemos so foi apresentada a nós um seculo mais tarde pelo com os trabalhos do francês Lavoisier ,devido suas descobertas em relação ao Oxigênio ,A partir das leis de conservação de massa ,combustão, e a da refutação do flogisto teve -se inicio a química moderna .
Um dos pontos cruciais na quimica como ciencia racionalização dos conhecimentos empíricos obtidos,procurando simplificar o entendimento por meio de leis.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sistema Circulatório

  A circulação e formada por uma rede fechada de vasos sanguíneos cujo o centro funcional e o coração .
     O coração e um músculo oco,envolto por uma camada de fibras chamado miocárdio e uma camada externa chamada pericárdio(serosa).O coração tem um tamanho aproximado de um punho fechado e pesa em media 400g tem cerca de 12cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura .Mas o coração continua a crescer até um período avançado da vida.
     O coração se localiza no meio do peito sob o osso esterno ,ligeiramente deslocado pra esquerda, ocupa o tórax conhecida como mediastino médio ,o coração e como uma bomba que recebe sangue pelas veias impulsionando-as para as artérias.
    O coração e dividido por um septo vertical,cada metade e dividida em duas câmaras: um átrio superior e um ventrículo inferior ,e em cada câmara a uma divisão são as válvulas tricúspide(direito) e bicúspide(esquerdo) .
    O átrio direito recebe sangue das veias cavas superior e inferior,no átrio esquerdo recebe sangue das veias pulmonares,o ventrículo direito sai a ateria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta.
     O coração sofre varias contrações durante o dia chamada sistole(contração) e diástole(relaxamento) durante este processo as válvulas se abrem e se fecham deixando o sangue fluir perante as câmaras,e para evitar que o sangue refluxe no processo de diástole que estão localizadas nos orifícios das aterias aorta e pulmonar chamadas semilunares.
   

O CORPO HUMANO

                     MISTÉRIOS DO CORPO
   
    O corpo humano e constituído de diversas partes inter-relacionadas  ,ou seja, uma depende da outra. Cada  órgão e sistema tem sua funcionalidade em uma ou mais atividades.Neste momento estão acontecendo varias reações químicas como: manter a temperatura, captar energia para manutenção da vida ,curar ferimentos e doenças...
    A milhões de anos o corpo humano vem sofrendo mudanças ,essas mudanças e a famosa evolução que foi se realizando pela constante mudança de ambiente,temperatura e etc...Nosso corpo e uma formado por uma serie de misturas químicas feitas na medida exata ,assim permitindo harmonia do corpo.
Órgãos principais : 
-Coração
-Pulmão
-Estomago
-Cérebro
-Intestino
-Figado
   Juntos esses órgãos formam os sistemas.
Sistemas :
-Sistema Circulatorio
-Sistema Digestorio(digestão)
-Sistema Endócrino(hormonios)
-Sistema Excretor (urinario)
-Sistema Linfatico
-Sistema Muscular
-Sistema Nervoso
-Sistema Reprodutor
-Sistema Respiratorio
-Sistema Sensorial